Nenhum produto selecionado como favorito!
NOTÍCIAS;
Pesquise o que deseja
29
ABR 2019
voltar
Melão BRS Araguaia: Com doçura vem conquistando o gosto dos brasileiros

A Feltrin Sementes em parceria com um dos maiores centro de melhoramento genético do Brasil, desenvolveram o melão BRS Araguaia. O mesmo vem participando cada vez mais do mercado de melões híbridos do Brasil e tendo boa aceitação entre os consumidores. Possui rápido desenvolvimento de planta o que permite o sombreamento da terra e diminuiu o aparecimento de plantas daninhas, reduzindo os custos com o manejo.

Pesquisa: O responsável pelo desenvolvimento do BRS Araguaia e pesquisador da Embrapa Hortaliças, Valter Rodrigues Oliveira, acrescenta que a rusticidade desse híbrido favorece o cultivo também no sistema orgânico. “O BRS Araguaia é bastante produtivo e permite que a colheita seja feita em vários momentos e por um período mais longo, o que é interessante para o produtor”, acrescenta o pesquisador.

O melão BRS Araguaia está sendo comercializado há dois anos pela empresa licenciada Feltrin Sementes. Por ser um material recente no mercado, a Feltrin e a Embrapa dão continuidade às pesquisas, principalmente relacionadas à nutrição, para aperfeiçoar o desempenho do híbrido. 

O melão BRS Araguaia é um híbrido do grupo varietal amarelo com sabor adocicado. Ele apresenta crescimento vigoroso e excelente cobertura foliar, além de resistência à raça 2 do oídio, principal doença da cultura. A cultivar possui elevado potencial produtivo, alcançando até 40 t/ha de frutos comerciais em condições ideais de cultivo, tendo seu fruto com peso médio de 1,8 kg.

O híbrido é indicado para o cultivo nas principais regiões produtoras de melão do Nordeste e Centro-Oeste, ou em locais em que a média das temperaturas mínimas seja superior a 25°C. Recomenda-se o plantio de 12,5 mil plantas por hectare e o ciclo de maturação é de 70 dias.

Seus frutos possuem formato elíptico e concentram-se nas classes comerciais 6 e 7, que atendem aos mercados interno e externo. Devido ao teor de sólidos solúveis totais (em torno de 12° brix), eles apresentam sabor doce e suave.

Galeria de Imagens